quarta-feira, 17 de junho de 2009

Santa Marta de Penaguião no Portugal no Coração




5 comentários:

  1. Esta Semana Cultural é sem duvida das melhores dos ultimos. Mais qualidade nas actividades, melhor disposição dos stand e espaço, a "feira" de vinhos, a própria qualidade dos grupos e claro o mais belo na minha opnião o Museu. É sem dúvida um caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  2. José Francisco Alberto Ribeiro22 de junho de 2009 às 10:56

    "Esta Semana Cultural é sem duvida das melhores dos ultimos", bem de facto não posso discordar, a nível de logistica esteve tudo muito bem, no entanto como há sempre qualquer coisa a melhorar, porque não escolher um outro local para lançar o fogo de artificio, tipo um sitio alto e distante da plateia, porque não fazer algumas alterações ao Cortejo, que de ano pra ano está a perder o vigor e interesse, neste ano os Bombeiros igualaram, quiça ganharam em n de veiculos, - Uma verdadeira parada do Bombeiro- que no meu entender não se enquadra no espirito de Semana Cultural, não entendo O que de Belo tem expor as Ambulancias recentemente recebidas de Portas abertas á populaçao em geral, enfim... mas como se não bastasse as sirenes estridentes e irritantes e pertubadoras fizeram- se sentir em todo o cortejo mesmo depois de estas terminarem o seu magnifico desfile, é que assim sempre consiguiam abafafar o esforço suor e dedicação dos grupos folclóricos que para além de levarem com o excessivo tempo de espera parados,com calor, ainda tinham de fazer os imppossiveis para se fazerem ouvir.

    não alongando mais esta mensagem organizar um cortejo tem muito que se lhe diga e requer muito mais. No meu entender está na altura de pensar este cortejo e seguir o exemplo so cortejo da comemoração dos 250 anos da regiao demarcada do douro.

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente com o comentário acima..
    o espaço da Semana, foi, na minha opinião o melhor a escolher. estava cansado de ir para um largo da Camara completamente "encaquilhado" de barracas.
    no entanto, acho que as Juntas não deveriam perder as sua "barraquinha". com uma organização bem estruturada, acho que o parque de estacionamento podia albergar tudo isso.
    mas, essa participação das Juntas não se poderia fazer como tem vindo a ser feita. quando olho para o cortejo vejo uma falta de originalidade, criatividade e vontade em participar. não se pode entrar na rotina de fazer sempre igual...as barraquinhas das Juntas cairam nesse erro, e talvez, por isso, este ano ja a não estivessem.
    a Semana Cultural, peca também pela repetição. todos os anos, o conteudo programático é igual...apenas muda a banda de sábado a noite! porque não se varia um bocado? porque não se convidam ranchos folclóricos de outras zonas, deixando para os nossos o espaço no cortejo (a este ja la vamos)? porque não se recua uns anos atras, onde até tunas particiram?....ha que inovar..senão for havendo nada novo, é natural que a Semana perca adeptos. toda a gente já sabe como funciona, quem actua e como actua.
    quanto ao fogo de artificio...sabendo ja como funcionava (devido aos anos anteriores), tive de avisar alguns meus conhecidos, para que, a meia-noite, descessem até a rotunda, ou se abrigassem...pois além de fogo, tb ia haver chuva....de detritos. é muito estranho que isto se repita ano após ano....será que o fumo não faz chorar os olhos de quem, por direito, pode alterar o local de lançamento?

    retornando agora ao cortejo...até para mim, participante, o cortejo foi mau.
    já que os bombeiros fazem tanta questão de se mostrar ao menos que vão a marchar...como todos os figurantes.
    eu não culpo ninguem em especial, que a má organização se vem acentuando vem... primeiro foi o corte do percurso no cortejo. depois, um desvio completamente inutil e este ano....enfim, foi o que se viu. perguntasse-se a algum espectador na rua e facilmente afirmaria o que aqui se escreve.
    mal cronometrado e extremante curto, não é por acaso que este cortejo tem cada vez menos plateia. pautado pela rotina, por carros muito pouco interessantes e até repetidos, este é um aspecto da semana cultural que tem de ser, deveras melhorado.
    não fosse o serviço que as vacas fizeram na estrada e tinham sido as estrelas da tarde...
    porque obrigar o cortejo a desfilar por ruas onde ninguém estava, quando ha uns anos, tudo estava replecto até onde hoje está a famosa rotunda?..
    quanto as actuações dos grupos, acho fulcral a estruração desse ponto.
    1ºo cortejo não acaba na tribuna. que está ao longo da estrada, nomeadamente na camara velha, tem todo o direito de assistir as actuaçoes dos grupos.
    2º se as actuações fossem sequenciadas, toda a gente assistia a tudo. por exemplo, no percurso estabeleciam-se zonas de actuação, ans quais os ranchos, grupos e afins fariam o que mais lhe aprouvessem. assim, não havia espaços mortos no cortejo. e no maximo, esperava-se pelo primeiro grupo.
    bem....por agora é tudo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Para encerrar a semana festiva por excelência de Santa Marta de Penaguião, realizou-se no domingo, o cortejo etnográfico. Este, desfilou pelas ruas da vila revelando aos muitos visitantes o ciclo e as fases do vinho e da vinha, desde a sua formação à carregação do vinho após a vindima.

    Marco memorável foi também o “carro” da autarquia que, na sua apresentação encenou a lenda que deu origem ao nome do concelho (a aparição da Santa Marta ao Conde Guilião que, como castigo por ter incendiado uma capela, teve de tratar e cuidar da vinha durante um ano).



    Mais um ano e mais uma edição que excedeu todas as expectativas revelando aos muito visitantes o que de melhor se faz na “Concha Vinhateira” do Douro.

    mais em - http://www.cm-smpenaguiao.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=29782&noticiaId=32966&pastaNoticiasReqId=29793

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Como cidadã deste concelho, direi mesmo habitante de duas freguesias (isto é que é...)venho deixar aqui o meu parecer quer ao post (embora já um pouco tarde...)quer ao próprio blog. Se é que me permitem?!
    Em primeiro quero saudar os colegas do grupo pela espiritualidade, acho que faz falta haver mais dinamismo no concelho por parte dos jovens, acho que ainda é muito pouco o que se faz, até porque o próprio concelho em si é "jovem" e mereçe muita mais iniciativa pela "nossa" parte, não só pela vila mas podendo interligar jovens de todas as freguesias, incluindo os seus grupos. Sim, porque eles existem, são poucos mas são bons...Temos que fazer valer!!!
    Em segundo, a semana cultural...cativou mas acho que não agradou! O seu tema era geral, englobava a nossa terra, o que dela se trata e por aí fora mas...as juntas merecem sempre o seu destaque. É certo, que todos os anos aborreçe e acabam por se fazer coisas idênticas mas, elas fazem parte do concelho, mesmo que o tema seja sempre outro!!! Até porque as "barracas" com o seu provar de vinhos não tinham muito mais a mostrar (nem fotos, nem cartazes alusivos às quintas, aos vinhos, etc..)!!!
    Mas, não deixei de apreciar o rosé...;)O museu esse sim, esteve muito bem...faz falta um espaço para demonstrar todas aquelas peças!!!
    Bom, o cortejo...é outro ponto a corrigir e a inovar!!!Não vale a pena bater mais no ceguinho!!!Mas, quem está por fora fala bem, e quem organiza e por aí fora, é quem tem o seu trabalho e a responsabilidade. E nós (habitantes, espectadores, comentadores...)estamos cá para dar opinião, que é sempre bem vinda a quem quiser!!!
    Por último, resta-me dizer que sim, a semana cultural tem o seu peso no concelho, é um acontecimento importante e que faz falta pra enaltecer e animar a "Concha Vinhateira"...
    Abraços e beijinhos...Fiquem bem!!!

    ResponderEliminar