E nasceu o I PENAGOYAM – Festival de Tunas de Santa Marta de Penaguião, no dia 10 de Abril de 2010, organizado pelos G.C.R. Golfinhos da Paz.
Durante a tarde, foram chegando à vila de Santa Marta de Penaguião as tunas participantes no festival, e como de costume, os atrasos não faltaram à festa. Antes do jantar, as tunas presentes tiveram a oportunidade de visitar o museu das Caves Santa Marta, onde a incansável Catarina, numa tarefa herculeana (aqui também se fala bonito!), tentou guiar entre pipas e garrafas de reserva, mais de uma centena de gargantas sequiosas pelo néctar que ali repousava.
O jantar volante decorreu no Mercado Municipal, onde se mastigaram 2 porcos no espeto que, ao que consta, estavam “picantes”. Para apagar esse fogo não faltou o vinho branco maduro e fresco, que gentilmente nos foi oferecido pelas Caves Santa Marta, bem como a tradicional e fresca cerveja, não sendo esta oferecida por ninguém.
Já bem comidos e bebidos, por volta das 22 horas, iniciou-se no Auditório Municipal, cuja lotação estava esgotadíssima, o espectáculo principal.
Iniciou a Estunina – Tuna Feminina da ESTGOH, as meninas que com as suas meias roxas e com a sua beleza natural aqueceram o público, apresentaram, Pelas Ruas a Cantar, Todas as Ruas do Amor e Laurindinha.
Seguiu-se a Imperialis Serenatum Tunix, da UTAD, a primeira tuna a concurso, iniciou a sua actuação com, Miradouro e segui com Notas de Amor, Sedução Lusitana, Instrumentalix, Princesa e terminou com o Hino, uma actuação bem conseguida mesmo desfalcados, mas onde prima a originalidade e o espírito transmontano.
A segunda tuna a concurso, foi a Estudantina de Braga, iniciou com Lenda do Mar, Nem ás Paredes Confesso, Israelita o instrumental vencedor, Cartas de Amor, Hora de Fechar e para terminar um medley das músicas de António Variações, boa performance do porta-estandarte e pandeireta.
Sucedeu a Real Tuna Universitária de Bragança, que apresentou de uma só vez, Boémio de Bragança seguido de Caçador de Raposas e de Sob a Janela, a serenata premiada, que encantou o público feminino presente. Depois de uma curta pausa para apresentações, recuperar folgo e interagir com os espectadores, sucedera-se Malefício do Copo, Amigos para Sempre e Pá-chá-chá. De referir a boa prestação dos pandeiretas e porta- estandarte.
Para terminar o concurso a Estotuna D´Éspital, começou da melhor forma com uma excelente interpretação do solista, que lhe valeu o prémio, com a música, Balada do V ano Júridico, em seguida Festival de Tuna, Sente a Estotuna, Balada dos Amores Perdidos, Caça á Caloira e terminou com Assim mesmo é que é.
Não posso de deixar de referir o excelente trabalho dos apresentadores, que com humor, sarcasmo e sabe-se lá mais o quê à mistura fizeram das pausas do festival um espectáculo dentro de outro.
Tentei contactá-los, mas apenas Gervásio da Silva Ferreira (primo de Eusébio-pantera negra!) me respondeu, dizendo-se muito feliz e ainda ligeiramente ébrio de tal festividade. Alegou também que sua esposa não pôde responder porque tinha o tacho ao lume.
Enquanto decorriam as deliberações dos jurados, a Estunina, voltou a Palco e interpretou
O júri foi constituído por:
- Sílvia Silva – Vereadora da cultura e da juventude, fundadora dos GP e GP Honorária.
- Ângelo Sequeira – professor de música, ensaiador do Grupo “Os Medroenses”
- Rui Quintela – professor de música, ensaiador do coro infantil
- Alpoim Melo – Maestro da Banda de Música da Cumeeira
- Cármen Teixeira – ensaiadora do Grupo de Fornelos
O júri deliberou, e procedeu-se á entrega dos prémios:
Melhor Pandeireta – Real Tuna Universitária de Bragança
Melhor Porta-Estandarte - Estudantina de Braga
Melhor Solista - Estotuna D´Espital
Melhor Serenata – Real Tuna Universitária de Bragança
Melhor Instrumental - Estudantina de Braga
TUNA+TUNA - Real Tuna Universitária de Bragança – Atribuído pela Organização
Melhor Tuna- Estudantina De Braga
De referir, a originalidade dos prémios, enxadas em tamanho real, com o nome dos prémios gravados no cabo. A enxada representa o trabalho e a vontade de todos os Durienses que ao longo do tempo transformaram toda uma região e em especial a concha vinhateira, Santa Marta de Penaguião, Capital do Douro.
Em nome da organização o nosso obrigado a todos os que tornaram possível este evento, foram eles, Câmara Municipal de Santa Marta Penaguião, IPJ, Caves Santa Marta, às tunas, ao Sr. Francisco (Xico) o motorista, ao Ricardo e ao Bessa – The Voice – nas luzes e no som, ao Dj Miguel Felix, ao CyberShot e ao Café Nicole.
O I PENAGOYAM, terminou envolto em alegria e com vontade de nascer outra vez.
PS1: Não podíamos terminar, sem mais uma vez pedir desculpa à TUA pelo sucedido.
Em nome da Estudantina de Braga, gostaria de agradecer a forma como fomos recebidos. A simpatia e a generosidade das pessoas de Santa Marta de Penaguião foram um belíssimo cartão de visita. O público está de parabéns e para o ano, se tudo correr bem, aí estaremos de novo para fazer do II Penagoyam uma belissíma festa.
ResponderEliminarLang
Provavelmente foi uma das melhores actividades os GP...é sem dúvida uma actividade apostar.
ResponderEliminarJá concretizei um sonho, obrigado a todos!
um bem haja a todos.
ResponderEliminaré muito bom haver um feed back e melhor ainda qd é positivo, uma grande dia a recordar e certamente que pró ano haverá mais.
JP
Foi sem dúvida uma grande noite. Foi uma boa aposta . Os prémios ficaram bem distribuidos.
ResponderEliminarParabéns aos golfinhos e com real destaque e em particular p´ra D. Eulália e seu marido.Formam uma boa dupla. Bem hajam pela simpatia e pela coragem.
Para os G.P mais uma vez os felicito por esta e por todas as iniciativas tanto culturais, recreativas e religiosas que têm realizado.
Foi uma noite fantástica. Casa cheia hem!
ResponderEliminarOs prémios muito bem distribuidos.
As tunas pricipalmente a de Braga e a de Bragança puxaram e fizeram vibrar o público. Gostei imenso e quero dar os parabéns ao grupo GP.
Mas quero destacar a D. Eulália e seu marido pela forma brilhante que mais uma vez nos presenteou e divertiu. Bem hajam ! Formam uma boa dupla.Continuem.Mais uma vez parabéns aos golfinhos por esta e por todas as iniciativas tanto culturais, recreativas e religiosas que têm realizado.
O apresentador masculino agradece! XD e com certeza que a "eulália" também!
ResponderEliminarFoi uma noite fantástica! A tuna de bragança e a de braga foram sem dúvida fora de série fizeram uma noite de bom espectáculo . O público esteve ao rubro. E a dona Eulália e seu marido? Não vos digo nada, estivessem p´ra ver.
ResponderEliminarPalavras para quê?? Mais uma vez estivemos muito bem... As tunas foram todas, sem excepção, o máximo... Puseram Sta Marta ao rubro :)
ResponderEliminarPara o ano há mais, sem dúvida!
Foi sem dúvida uma actividade 5 estrelas!!! Foi a realização de um sonho para quem já cá anda há alguns anos! E é com certeza pra repetir....
ResponderEliminarParabéns GP...É este o espirito, continuar empenhados no que melhor sabemos fazer: Movimentar e Animar Santa Marta
SALEC
Raquel Lima
Em nome da Estotuna D'espital queria agradecer o convite e a forma como fomos recebidos nessa linda terra. Não deixem morrer o festival e continuem a divulgar a musica das tunas académicas. saudações tunantes
ResponderEliminargostei muito de todas as tunas, principalmente da de braga que mereceu ganhar todos os prémios, a de coimbra tb n era má,aquela balada foi engraçada. Aurélio
ResponderEliminar