domingo, 5 de dezembro de 2010

Preparai a vinda do Senhor!

João Baptista não nos promete um paraíso, a saldo! Não tem uma varinha mágica para a crise, nem uma saída técnica, para escaparmos à falência! Ele prega no deserto, como aquele em que vivemos, num país, que ainda não sabe, nem por onde sair, nem tampouco onde vai parar! E todavia, parece surgir, na crise, do seu tempo, como agora, uma luz de proximidade, uma oportunidade para acolher e escolher Deus, tão próximo de chegar! Mas o novo Elias, que quase não come e mal se veste, parece apontar-nos um duro caminho de saída: «Convertei-vos».E não se trata apenas de uma mudança de estilo, de um verniz religioso, mais ou menos acentuado, na árvore decorativa da nossa fé. Não. João Baptista diz outra coisa: Deus está aí. Está próximo. Mas é sempre um Deus a vir, um Deus, sempre em devir, sempre por vir, pronto, e mais uma vez, a chegar de vez. Mas a Sua vinda, só pode mudar a nossa vida, se nos convertermos a Ele.

Queridos irmãos e irmãs: Todos sonhamos afinal um mundo novo, livre do mal e da destruição, um tempo novo, onde nasça a justiça e a paz para sempre! Os “revolucionários de turno” sonham e fazem-nos sonhar que, para isso, basta mudar certas estruturas, certas pessoas, certas leis! São sonhos que a História desmente! O Mundo renova-se e melhora, verdadeiramente, quando eu próprio me deixar mudar, por Deus e por dentro! Nada muda, se eu não mudar!


Comecemos então por mudar uma coisa simples: reaprendamos a viver, com a austeridade, a sobriedade, a simplicidade, a procura do essencial e a renúncia ao supérfluo, para estarmos mais próximos de quem nos é estranho! Olhai: já não bastam “luzinhas” intermitentes e «bolinhas» de cor, na árvore do Natal, para alimentar a luz da candeia e o sonho de um mundo novo. É preciso encher de frutos a árvore da Vida! Então sim, uma luz de proximidade se acenderá ao fundo do túnel. Eis que está próximo Aquele que há-de vir! É Ele a nossa esperança!

abc da catequese

Sem comentários:

Enviar um comentário